Sábado, 08 de Junho de 2013 - 10h00

ENEM 2013: conheça os possíveis temas da redação

Movimento de imigrantes no país foi assunto do exame de 2012


Não é novidade que a redação tem uma parcela significativa de participação na nota do ENEM. Entra ano e sai ano, o temor dos vestibulandos é o mesmo: o tema do texto.

No ENEM do ano passado, o tema proposto para os estudantes foi sobre o movimento imigratório para o Brasil no século XXI. E este ano, quais os possíveis assuntos que podem ser abordados?

Um dos temas potenciais para entrar na prova é sobre a lei de cotas nas universidades. Sancionada em agosto de 2012, o projeto reserva 50% das vagas de instituições federais para alunos de escolas públicas.

O aluno pode desenvolver o texto a partir de questões como o impacto da adoção das cotas para as universidades e se a lei pode minimizar as desigualdades sociais do país.

A atual onda de violência cometida por jovens menores de idade tem colocado em debate a redução da maioridade penal. Essa discussão pode ser levantada pela redação do exame.

O caminho para conduzir o texto seria a reflexão de questões como o que leva os jovens ao crime e se é um problema social ou de caráter.

Outra dica é não esquecer as regras do ENEM. Uma delas é sobre o respeito aos direitos humanos. Logo, o candidato que incitar a violência nos argumentos será desclassificado.

Confira aqui outros temas que podem aparecer na redação e aproveite para treinar o texto.

Outras matérias que você vai curtir

Dicas de estudantes nota 1000 no ENEM

Redações do ENEM com pontuação máxima apresentam erros

Problemas no ENEM

Por Laiza Lopes / Convergência Comunicação Estratégica
+ Notícias  |  Compartilhar | 
+

Copyright© 2014 | ligadonafacul.com.br | Todos os direitos reservados / All rights reserved.